Páginas

segunda-feira, 31 de maio de 2010

[UFC 114] - Desafiante dos meio-pesados definido

"Lutem!"

Com essa ordem, Herb Dean soltou no octógono do UFC, no MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas, Quinton "Rampage" Jackson e "Sugar" Rashad Evans. Considerada uma das maiores rivalidades da história do MMA, essa luta era aguardada desde março de 2009, quando Rampage derrotou o companheiro de treinos de Rashad, Keith Jardine, no UFC 96.

Desde então, o primeiro teve muitas diferenças com a organização do evento, por participar de um filme hollywoodiano, enquanto o segundo enfrentou Lyoto Machida (para quem perdeu o cinturão no UFC 98) e Thiago Silva (a quem venceu, no UFC 108).

Muito foi dito, de ambas as partes. O ódio tranparecia nos olhos dos dois lutadores em todas as entrevistas e os dois prometiam nocaute e agressividade. A décima temporada do reallity show The Ultimate Fighter, em que os lutadores eram os técnicos, foi marcada por diversas discussões e provocações.

Durante o mesmo programa, Rashad chegou a dizer para Rampage: "Sua cabeça é muito grande, muito fácil de acertar". Quinton, por sua vez, encheu o carro do adversário com galinhas, aumentando a tensão já existente entre eles.

Logo que se iniciou o combate, parecia que essa raiva tomaria conta dos lutadores. Rashad Evans partiu com tudo pra cima do rival e acertou um cruzado de direita que quase o derrubou. Parecia que a luta duraria pouco tempo, que a animosidade faria dessa luta, um duelo intenso.

Pois só parecia. Passado o ímpeto dos primeiros segundos, o que se viu foi um combate amarrado. Rashad Evans usou passou os dois primeiros rounds prensando seu adversário contra a grade e aplicando algumas quedas. Nada além disso. Quando os lutadores estavam no chão, nada produziam e, por diversas vezes, foram obrigados a se levantar pelo árbitro.

No terceiro round, Quinton Jackson conseguiu conectar seu único golpe preciso e quase encontrou a vitória, mas após derrubar seu oponente com um upper, não conseguiu mais acertar nenhum soco com precisão e Rashad conseguiu voltar a ficar de pé.

O final do round aconteceu como o resto da luta. Evans derrubou Rampage e deixou o tempo passar, ficando por cima de seu adversário. Mesmo que sem fazer nada de efetivo, ia garantindo alguns pontos com os juízes.

Fim de luta. Rashad Evans vence Quinton Jackson por decisão unânime e é o primeiro desafiante de Maurício "Shogun" pelo cinturão dos meio-pesados.

Michael Bisping vence a luta mais empolgante da noite

Michael Bisping voltou ao octógono, após a derrota para Wanderlei Silva no UFC  110, enfrentando Dan Miller.

A luta prometia ser um duelo de estilos. Bisping é um bom striker, enquanto Miller tem um Jiu-Jitsu afiado, mas o que se viu foi uma  luta disputada, sendo quase toda desenvolvida em pé. Só nos últimos minutos do terceiro roundo, Dan Miller tentou levar o combate para o solo.

Bisping provou ser muito superior a seu oponente, lutando em pé, e venceu a luta em mais uma decisão unânime dos juízes.

Azarões fazem a festa

No primeiro combate do card principal da noite, Diego Sanchez retornou à categoria dos meio-médios, onde reina o canadense Georges Saint-Pierre. Sua última luta havia sido a disputa pelo cinturão dos leves contra o havaiano BJ Penn. Mesmo vindo de derrota, era franco-favorito contra o britânico John Hathaway.

Ao contrário do esperado, Hathaway controlou os três rounds da luta, chegando a quase nocautear o oponente com uma joelhada no rosto logo no início do combate. Diego Sanchez suportou até o fim, mas teve uma decisão unânime dos juízes a favor de seu oponente.

Logo depois foi a vez do brasileiro Antônio Rogério "Minotouro" Nogueira enfrentar o americano Jason Brilz. Enquanto Minotouro era considerado um provável candidato a tomar o cinturão de Maurício Shogun, Brilz era um ilustre desconhecido. Todos apostavam em vitória fácil do brasileiro.

Brilz não era nada além de um "tapa-buraco", já que o oponente de Minotouro seria o ex-campeão Forrest Griffin, que não pôde lutar por lesão. Mesmo assim, o brasileiro não teve qualquer facilidade. Venceu a luta por decisão dividida e foi vaiado pela torcida presente.

No embate mais peculiar da noite, Todd Duffee enfrentou Mike Russow. Logo que os dois lutadores entraram no octágono, pode-se perceber uma gritante diferença. Enquanto o primeiro tem um corpo atlético e musculos bastante torneados, o segundo mostrou muita gordura, balançando em cada movimento feito.

Todd Duffee acertou bons golpes no primeiro round e poderia, facilmente, nocautear seu oponente no segundo. Mas o lutador optou por "cozinhar" a luta e, faltando 25 segundos para o fim, foi surpreendido. Mike Russow precisou encaixar apenas um golpe para dar fim ao combate, deixando seu oponente desacordado.

Certamente, alguns apostadores que gostam de arriscar deixaram o MGM Grand com os bolsos cheios e sorrisos no rosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário